20/07/2012 - Tenha conforto e amplitude em apartamentos de até 50 m²
A vontade de ter uma casa própria cresceu nos últimos anos – o mercado aquecido impulsionou a construção de prédios espalhados pelos quatro cantos do País. Para atender a essa demanda e oferecer preços mais em conta, a metragem dos novos imóveis diminuiu.
De acordo com dados do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), coletados em abril de 2012, os apartamentos de até 70 m² foram os mais procurados pelos paulistanos. Esse índice reflete diretamente no trabalho de arquitetos e decoradores, que têm uma missão pela frente: aproveitar o espaço da melhor maneira com truques simples e inteligentes.
A boa notícia é que é totalmente possível ter um imóvel pequeno e viver com conforto. Comprove essa história com os três projetos selecionados, que não ultrapassam 50 m² e são perfeitos para quem deseja morar bem.
Estilo jovem com espaço em 45 m²
Antes escuro e com revestimentos ultrapassados, o imóvel de 45 m² passou por uma reformulação total comandada pelo arquiteto Maurício Karam. Para valorizar a metragem, a ideia foi desenvolver um projeto integrado e com cores neutras. Diversas paredes vieram abaixo e apenas as alvenarias do banheiro e da área de serviço foram mantidas.
“Das antigas divisórias sobraram apenas pilares e vigas de sustentação”, afirma o profissional. Para dar sensação de continuidade, laminado de madeira foi aplicado no piso de todos os ambientes. “O material dá um clima de aconchego, por isso também o escolhemos para compor o painel da sala”, diz.
Já que quase não sobraram paredes no local, o arquiteto caprichou no projeto de decoração – móveis e objetos são os responsáveis por delimitar as áreas em setores. Na sala de jantar, por exemplo, uma sanca de gesso vai do chão ao teto. “O elemento é uma espécie de túnel na cor grafite”, explica Maurício.
A transparência da mesa e das cadeiras de acrílico ajuda a dar leveza. O espelho, maior aliado na busca por espaço, também não poderia faltar: foi colocado na parede de apoio da mesa. Já o quarto recebeu paredes de drywall (feitas de gesso), que são mais finas do que as convencionais e ocupam menos espaço.
Funcionalidade repensada em 44 m²
A arquiteta Camila Klein deu funcionalidade e charme ao apartamento de 44 m². Entre as principais soluções adotadas para driblar a falta de espaço, destaque para a transformação do closet em um home office, o uso de tons neutros, o banco de madeira em um dos lados da mesa e, por fim, a cozinha americana.
Os revestimentos também contribuíram para deixar a área uniforme e clean. As paredes receberam textura, enquanto o piso foi coberto com porcelanato branco.
Para valorizar cada detalhe da arquitetura, Camila investiu em itens de decoração que não ocupam muito espaço e são feitos com materiais leves. “O sofá (L’Auberge) tem uma mesa lateral que acomoda objetos decorativos. Já a mesa de centro (Glasserie), foi desenvolvida com vidro incolor e tem formato em ‘U’, que possibilita envolver dois pufes”, ressalta Camila. A divisória de vidro dá amplitude ao living sem perder o charme.
Espelhos ajudam a ampliar apartamento de 48 m²
De olho no bolso e na praticidade, as arquitetas Daniella e Pricilla de Barros desenvolveram um projeto simples, charmoso e sem gastos extras. O apartamento de 48 m², dividido em sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, teve de passar por uma reforma para acomodar o casal e o filho pequeno, com conforto.
A primeira atitude das profissionais foi eliminar a parede que dividia a sala da cozinha. “Substituímos a alvenaria por um aparador multiuso”, afirma Daniella. Espelhos estão por toda parte para garantir amplitude. “Optamos por colocá-los na metade superior da parede da sala para dar sensação de que ela não tem fim”, explica Pricilla.
O sofá em “L” foi desenhado sob medida para aproveitar ao máximo cada centímetro. Para o piso da área social, o material escolhido foi o porcelanato (Portinari). Já a ala íntima recebeu piso laminado carvalho Creta (Durafloor).
Fonte: http://www.redimob.com.br/post/75519690-3149-44c0-af7f-f1a0a7349c43/tenha-conforto-e-amplitude-em-apartamentos-de-ate-50-m